Além de contribuir com a prevenção de doenças, a prática regular de exercícios físicos também aprimora o funcionamento do cérebro. Artigos científicos publicados em renomados periódicos estudaram a relação com a melhora da memória, atenção e habilidades já existentes. Continue a leitura e confira como os exercícios físicos turbinam o cérebro.
De maneira geral, o cérebro ganha potência ao ser estimulado por uma vida movimentada. Só o fato de a pessoa não ser sedentária já ajuda na performance em testes cognitivos.
Cognição
O comprometimento cognitivo, incluindo a demência, é uma das principais causas de invalidez e morte na vida adulta. Além disso, ele reduz a independência, a qualidade de vida e as habilidades funcionais.
Mas uma pesquisa publicada no Jornal Internacional de Nutrição Comportamental e Atividade Física trouxe evidências de que os exercícios físicos podem maximizar as propriedades neuroplásticas do cérebro, o que pode prevenir e tratar o declínio cognitivo, além de melhorar as habilidades já existentes.
O estudo também sugeriu que os benefícios são ainda melhores se os exercícios físicos são integrados a atividades desafiadoras para o cérebro. Por exemplo, aprender novas rotas para caminhadas.
Atenção e memória
Um artigo publicado no jornal acadêmico Revisão Europeia de Envelhecimento e Atividade Física indicou que os exercícios físicos também melhoram a atenção e a memória na terceira-idade.
Com isso, os autores também acreditam que os treinos simultâneos com atividades que estimulam as funções cognitivas possuem mais efeitos positivos para a mente de idosos.
Função executiva
Um grupo de pesquisadores se propôs a estudar a relação da função executiva em estudantes universitários com os exercícios físicos. Aliás, a função executiva é a gestão de processos cognitivos como a memória, raciocínio e resolução de problemas.
O artigo com o desenvolvimento do estudo foi publicado no Jornal Acadêmico Fronteiras na Neurociência Humana, e a conclusão foi que o aumento dos exercícios físicos pode melhorar essas habilidades cognitivas em jovens adultos.
Outra descoberta da pesquisa foi a relação com o sexo, pois as mulheres apresentaram uma tendência maior de melhorar a função de atenção e percepção, em comparação com os homens.
Qual é a rotina de exercícios ideal para turbinar o cérebro?
Somente um personal trainer, ou seja, profissional capacitado, pode prescrever exercícios físicos em intensidade e frequência ideais. Ele vai considerar o estado de saúde da pessoa, sua rotina, suas doenças, entre outros fatores.
Lembrando que a prática irregular de exercícios pode ser prejudicial para a saúde, e o acompanhamento profissional é fundamental para resultados positivos.
Para mais informações, me siga no Instagram e no Facebook ou entre em contato comigo pelo WhatsApp para saber como posso te ajudar!