O cansaço do dia a dia, a demora pelo resultado esperado e outros fatores são motivos de desânimo e perda de interesse para praticar exercícios físicos. No entanto, a importância da rotina de treinos vai além dos resultados e também abrange a qualidade de vida do aluno.
Estudos científicos de universidades renomadas apontam que o cuidado com a saúde é um compromisso inegociável. Com a prática de exercícios físicos, várias doenças podem ser prevenidas e controladas.
A Declaração do Consenso de Copenhague de 2019 concluiu que ser fisicamente ativo, ou seja, praticar exercícios físicos regularmente, é fator chave para manter a saúde os sistemas fisiológicos em funcionamento normal ao longo da vida.
A mesma pesquisa acredita que, quando o exercício é significativo para o aluno, ele está mais propenso a continuar participando. Por isso, a motivação para manter a regularidade dos treinos faz parte do trabalho do personal trainer.
É preciso proporcionar aulas em que os alunos queiram participar e não se sintam obrigados de cumprir. Além disso, os treinos devem ser tratados com seriedade pelo aluno, para que o corpo trabalhe melhor e os resultados sejam percebidos mais facilmente.
Como deve ser a rotina de treinos?
As diretrizes de exercícios físicos para americanos recomendam que adultos pratiquem, pelo menos a cada semana:
- 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada;
- Ou 75 minutos de intensidade alta;
- Ou equivalente combinação de ambos.
Aliás, adultos também devem praticar exercícios de fortalecimento muscular de intensidade moderada ou alta, em dois dias ou mais da semana. Contudo, o tipo de treino deve ser avaliado e prescrito somente por um profissional de educação física.
Como manter a rotina de treinos com motivação?
Para que o corpo e a mente entendam que você precisa se exercitar, tente manter os treinos mais ou menos no mesmo horário.
Também estabeleça um objetivo que dê sentido ao esforço realizado durante os treinos e monitore os resultados para saber se você está se saindo bem.
Ainda conte com o apoio de um profissional de educação física, pois ele tem conhecimentos necessários para prescrever um bom treino de acordo com a sua condição particular.
Método Stephanie Riche
Quando eu converso com um aluno antes de passar um treino, tenho em mente que não estou trabalhando para um amontoado de músculos e ossos, mas sim para um ser humano, que tem características físicas, afetivas, psicológicas e sociais. Você gostaria de ser treinado assim?
Para mais informações, me siga no Instagram e no Facebook ou entre em contato comigo pelo WhatsApp para saber como posso te ajudar!